SNC

Tocoferol e Diabetes Mellitus tipo 1

Tocoferol e Diabetes Mellitus tipo 1

O Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença marcada pela destruição das células pancreáticas, responsáveis pela produção e liberação do hormônio insulina, essa alteração em magnitude considerável culmina um estado de hiperglicemia, mais conhecido como açúcar alto no sangue.
A literatura traz que esse quadro clínico aumenta o risco de doença cardiovascular em até cinco vezes quando comparado com a população saudável. Alterações no metabolismo oxidativo em virtude do alto nível de glicose no sangue, sem o aumento simultâneo da resposta antioxidante, é citado como o principal fator de risco cardiovascular nesse público.
Um acentuado estado inflamatório, modificações na contratilidade do músculo liso vascular, enrijecimento do músculo cardíaco e disfunção endotelial são algumas das alterações consequentes da produção excessiva de radicais livres.
O adequado controle dos níveis glicídicos, por um profissional da área de saúde capacitado, associado a estratégias antioxidantes, como por exemplo: adequação do consumo de micronutientes como o Tocoferol (vitamina E) compõe uma importante intervenção diante dos efeitos deletérios à saúde experimentado por diabéticos.
Além da sua importante função antioxidante, o efeito adicional desse nutriente é sua função inibitória sobre a atividade inflamatória. A vitamina E é capaz de reduzir a ação da via PKC (proteína quinase C), que neste caso é uma enzima moduladora de marcadores inflamatórios e agravante da saúde de alguns órgãos, incluindo rins e coração, através de sua capacidade em aumentar a degradação de um dos seus principais ativadores.
Contudo é indicado o acompanhamento de um nutricionista para adequar o consumo desse e dos demais nutrientes e verificar real necessidade de uma suplementação.

Este texto foi escrito por Glauber Henriques, baseado em artigos científicos.
Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *