SNC

Vitamina D

Vitamina D

É uma vitamina lipossolúvel, também considerada hormônio. Sua síntese acontece na pele por via não enzimática,  através da ação dos raios ultravioletas (UVB). A exposição solar vai permitir a ativação da vitamina D, que posteriormente vai sofrer hidroxilação no fígado e uma seguinte nos rins, onde será oficialmente ativada. Entretanto, a baixa exposição solar pode ocasionar deficiência de vitamina D nos indivíduos. Dentre as fontes alimentares desse nutriente, estão o ergocalciferol (D3) e o colecalciferol (D2), encontrados em maior proporção em peixes ou cogumelos.

Sua função mais reconhecida é a do metabolismo do cálcio, contribui para que o mineral seja absorvido pelos ossos. Porém, outras funções vêm sendo descobertas para a vitamina D, como  a síntese de antibióticos naturais pelas células de defesa, modulação da autoimunidade e síntese de interleucinas inflamatórias, controle da pressão arterial, adequação na regulação dos processos de multiplicação e diferenciação celular, regulação de testosterona e força.

Além da baixa exposição solar, outros fatores podem contribuir para deficiência dessa vitamina, por exemplo, a pele. Indivíduos negros possuem mais melanina que competem com a absorção da vitamina. Já os idosos possuem pele mais fina e são considerados como grupo carente desse nutriente. Usuários de medicamentos como glicocorticoides, anticonvulsivantes e antifúngicos, podem apresentar concentrações séricas reduzidas. Obesos tendem a acumular a vitamina D no tecido adiposo, impedindo então que ela cumpra suas funções.

Atletas que realizam treinos em ambientes fechados precisam se atentar aos níveis séricos, porém indivíduos que se expõem e utilizam muito protetor solar também podem apresentar baixos níveis de vitamina D. A suplementação de vitamina D mostra benefícios no sistema imune, na produção hormonal e no desempenho esportivo.

Algumas situações clínicas como o hipertireoidismo, hipotireoidismo, cólicas menstruais, também apresentam estudos onde os indivíduos suplementados conseguiram melhora dos sintomas.

Para saber se suas concentrações séricas da vitamina estão suficientes, busque um nutricionista e/ou médico. Eles são  profissionais referência para adequar os níveis de vitamina D.

Este texto foi escrito por Caroline Lima, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

 

 

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *