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Vitamina B3 e suas funcionalidades

Vitamina B3 e suas funcionalidades

A vitamina B3 conhecida também como niacina ou vitamina PP faz parte das vitaminas do complexo B. Elas são caracterizadas por serem hidrossolúveis, logo não são armazenadas em nosso corpo, tornando-se necessária a ingestão diária destes micronutrientes. E por que essa ingestão regular é tão importante?

A vitamina B3 apresenta diversas funções em nosso organismo, sendo a participação na metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídios as mais conhecidas, além da sua ação na replicação, reparo e diferenciação do DNA. Essas funções são desenvolvidas pelas formas que a niacina encontra-se distribuída nos alimentos, pois a mesma está em sua conformação estrutural de niacinamida e ácido niacínico.

A niacinamida está presente nos alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, peixe, frango e em maiores quantidades no fígado. Já o ácido niacínico está nos alimentos de origem vegetal, como amendoim, semente de girassol, amêndoa, entre outros. Os alimentos que são ricos em triptofano também são fontes indiretas de vitamina B3, pois este aminoácido é precursor na niacina, ocorrendo esta conversão em nosso corpo. Portanto, visando contribuir para a realização de suas funções no organismo, existem recomendações de quanto devemos ingerir diariamente deste nutriente. Para homens e mulheres que estão na fase adulta, são necessários 16mg e 14mg respectivamente.

Além da função como vitamina, as altas doses do ácido niacínico são utilizadas com finalidades farmacológicas, tornando-se um dos melhores métodos para aumento de HDL, diminuição LDL e triglicerídeos . Essas funções são observadas devido aos receptores de niacina que existem nas células do tecido adiposo, que ao se ligarem ao nutriente, vão agir diminuindo a ação da lipase hormônio sensível e consequentemente diminuir a quebra de gorduras. Além deste método, o ácido niacínico também vai inibir a enzima diacilglicerol aciltransferase 2 que realiza a síntese de triglicerídeos no fígado, corroborando para a diminuição destes compostos lipídicos no sangue. No entanto, a utilização dessas altas doses trazem a vasodilatação e vermelhidão da pele como efeitos colaterais.

A administração dessas grandes quantidades de vitamina B3 para praticantes de esportes, principalmente de endurance, não seria interessante para a melhora do desempenho, pois devido a inibição da lipólise, a utilização de glicose e glicogênio aconteceria em maior quantidade, fazendo com que a depleção destes estoques ocorressem de forma mais rápida.

Com isso, observa-se que a nicina possui muitas finalidades e torna-se imprescindível que ela esteja presente em nossa alimentação diariamente. Portanto, para adequação da sua dieta e dos micronutrientes necessários para manutenção apropriada das funções do nosso corpo, busque o auxílio de um profissional de nutrição, melhorando assim a sua qualidade de vida.

“Este texto foi escrito por Allana Franklim, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

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