SNC

Termogênicos e emagrecimento

Termogênicos e emagrecimento

O excesso de peso incomoda uma grande parcela da população nos dias atuais e essa situação faz com que muitos tomem atitudes não tão adequadas. Quem nunca resolveu seguir uma dieta da moda ou os conselhos da blogueira fitness das redes sociais?

Em geral as dietas preconizadas nesse meio são bem restritivas e podem promover o famoso efeito sanfona, aquele que ocasiona a perda de peso, mas não se sustenta por muito tempo, causando até mesmo o reganho de peso em seguida.

Por outro lado, existem muitas formas de emagrecer de maneira saudável e sem sacrifícios exagerados. A prática de exercícios físicos, reeducação alimentar e utilização de suplementos alimentares podem garantir esse efeito.

Atualmente muitos produtos são comercializados com o objetivo de favorecer o emagrecimento. Os mais conhecidos são os termogênicos, mas existem ainda óleos emagrecedores e melhoradores da produção energética. Os termogênicos são os produtos que promovem o emagrecimento de maneira mais rápida, entretanto a combinação de diferentes suplementos alimentares aliados a um bom treino e uma boa alimentação é crucial.

Os termogênicos são compostos por substâncias que promovem a termogênese (aumento da temperatura corporal). Esse mecanismo faz com que o corpo gaste calorias e favorece, desta forma, o emagrecimento. Os ingredientes mais comuns nesses suplementos são a cafeína, chá verde, sinefrina, capsaicina e alguns outros compostos.

A cafeína é o principal composto dos termogênicos, tem a finalidade de garantir estímulo e melhorar o desempenho nos treinos através da redução da percepção do esforço, inibição da enzima fosfodiesterase (aumentando o efeito de lipólise), poupando assim o glicogênio muscular e estimulando desta forma a utilização de gordura como fonte de energia.

O chá verde tem como principal composto o EGCG (epigalocatequina galato), substância que prolonga o efeito termogênico por inibir a enzima catecol-o-metiltransferase, assim prolonga a ação da noradrenalina liberada no exercício (neurotransmissor capaz de fazer quebra de gordura).

A capsaicina é uma substância encontrada na pimenta, também possui efeito termogênico por estimular a liberação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), além de estimular a expressão das proteínas desacopladoras de elétrons (UCPs) que aumentam a temperatura corporal.

A sinefrina, obtida a partir da casca da laranja amarga, assim como as outras substâncias, consegue promover o estímulo às catecolaminas, entretanto, por não se ligarem aos receptores alfa e beta adrenérgicos, não causam efeito de aceleração de batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial.

Outros suplementos como os óleos emagrecedores (ômega 3 e óleo de cártamo) também podem ser utilizados em conjunto com os termogênicos para favorecer a perda de gordura. Esses compostos têm como finalidade desinflamar e mobilizar o tecido adiposo, além de favorecer a utilização do mesmo pelo organismo (que estaria em atividade aumentada devido ao uso dos termogênicos).

Existem ainda suplementos que podem melhorar a saúde mitocondrial. Estratégia muito interessante para o emagrecimento, uma vez que a “queima de gordura” ocorre dentro das mitocôndrias, uma estrutura que é encontrada no interior das células.

Os suplementos alimentares comercializados com a finalidade de emagrecimento devem ser consumidos com orientação de um nutricionista para que o manejo dos nutrientes, juntamente com a alimentação, possa garantir um emagrecimento saudável.

Este texto foi escrito por Rafael Teixeira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *