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Suplementação para iniciantes ao treino

Suplementação para iniciantes ao treino

Está bem estabelecido que o exercício físico promove muitas adaptações benéficas ao corpo, como uma maior absorção muscular de glicose, atenuação da resistência à insulina, estado redox e capacidade de oxidação de gordura melhorados em comparação aos indivíduos não treinados. Devido ao baixo nível de aptidão física, indivíduos não treinados sofrem o estresse e as consequências do exercício por não ter a capacidade de realizar ou se recuperar o suficiente para os dias subsequentes. Isso influencia de forma negativa, causa desmotivação e desistência.

A dor muscular tardia, caracterizada pela sensação de desconforto e/ou dor na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após a prática do exercício, é uma das consequências que podem desmotivar os iniciantes. Entretanto, algumas estratégias podem ser utilizadas para atenuar essas dores, descritas a seguir.

O uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), aminoácidos que nosso corpo não produz e têm potencial anticatabólico, é capaz de reduzir as dores. O ômega 3, devido ao seu papel anti-inflamatório também podem auxiliar nesse processo. A glutamina também se relaciona com este processo, por ser um aminoácido que reduz sua concentração quando o corpo passa por condições de estresse metabólico (exercícios físicos intensos e prolongados ou exaustivos), seu deficit pode levar a queda na imunidade ou na saúde intestinal, visto que a glutamina é o substrato principal das células imunes e do intestino, sua suplementação é eficaz tanto para reduzir a dor muscular tardia, como para evitar a queda da imunidade e manter o intestino saudável.

Já a whey protein, proteína derivada do soro do leite, irá auxiliar de várias formas os indivíduos que estão iniciando a prática de exercícios físico. Por apresentar rápida absorção, perfil de aminoácidos e estimular hormônios anabólicos, irá ajudar na recuperação de glicogênio muscular garantindo bom desempenho no treino seguinte e uma ótima recuperação muscular. Além de ajudar num ganho mais rápido de massa magra, favorece na redução de gordura.

Outro fator que desestimula bastante os iniciantes é o baixo desempenho. Contudo, suplementos como a ribose, um carboidrato responsável por restaurar as moléculas de energia do organismo; a creatina, que está relacionada ao aumento de força e geração de energia; e o HMB, metabólito da leucina, que apresenta um importante papel anticatabólico e no retardo da fadiga podem auxiliar no melhor rendimento do treino.

Portanto, diversos suplementos podem ser utilizados quando estamos iniciando qualquer exercício físico. Os suplementos podem ser interessantes não só para melhorar a performance, como também reduzir parâmetros que podem desestimular a continuidade do treinamento. Além disso, os suplementos podem auxiliar a conquistar os objetivos de forma mais rápida e eficiente. Lembramos que o nutricionista é o profissional qualificado para analisar as necessidades individuais e ofertar esse suplemento de maneira adequada.

Este texto foi escrito por Glenda Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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