SNC

Suplementação para Diabetes

Suplementação para Diabetes

Segundo a sociedade Brasileira de Diabetes, o Diabetes Mellitus é um grupo heterogêneo de distúrbios que tem como similaridades a hiperglicemia e defeitos na ação e secreção da insulina. O Diabetes Mellitus do tipo 2 é o mais comum e tem como fatores etiológicos o sedentarismo e o consumo elevado de alimentos ultraprocessados.
Aproximadamente 80% a 90% dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 cursam com sobrepeso ou obesidade e situações clínicas associadas como esteatose hepática, dislipidemias e hipertensão arterial. A redução de peso nestes pacientes pode reverter ou melhorar parâmetros clínicos. Além da perda de peso, a oferta de micronutrientes é essencial, visto que o estresse oxidativo causado pela doença pode levar a outras alterações patológicas, tais como retinopatias, microangiopatias, nefropatias, aterosclerose e alterações neurológicas.
Deve-se atentar a oferta dos nutrientes antioxidantes como o zinco, cobre, manganês, selênio, coenzima Q 10, vitamina A, vitamina C, vitamina E, além de outros nutrientes como o magnésio, vitamina D e cromo que trazem benefícios ao controle glicêmico. Especialmente o cromo apresenta em inúmeros estudos uma alternativa para controle glicêmico com suplementação em doses que variam de 200mcg a 1000mcg por dia.
Pensando ainda na melhoria de outros parâmetros clínicos tais como dislipidemia e esteatose hepática, a suplementação de ômega 3 e probióticos são bastante relevantes: ômega 3 promove modulação da sinalização celular e da resposta inflamatória, diminuindo citocinas inflamatórias e triglicérides plasmáticos e hepáticos, beneficiando o processo de emagrecimento, o perfil lipídico e diminuindo complicações cardiovasculares; os probióticos são uma alternativa para o equilíbrio da microbiota intestinal, visto que um quadro de disbiose intestinal (desequilíbrio na proporção de bactérias benéficas e patogênicas) leva a produção de citocinas inflamatórias e ativação de mecanismos que levam a adipogênese e resistência a insulina.
A mudança de hábitos alimentares, oferta de suplementos alimentares e atividade física são cruciais para o tratamento de pacientes diabéticos e devem sempre ser orientados por profissionais habilitados para melhores resultados.

Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

2 thoughts on “Suplementação para Diabetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *