SNC

Suplementos Diuréticos

Suplementos Diuréticos

Diuréticos são agentes capazes de aumentar a excreção renal de sódio e água, ou seja, o aumento do volume urinário e representa uma das categorias mais prescritas de drogas no mundo. Sua aplicação clínica continua sendo um dos principais avanços da medicina. O principal órgão alvo dos diuréticos, o rim, mantém o volume de líquido extracelular dentro de um estreito limite regulando a reabsorção de sódio ao longo do néfron.

O principal objetivo do uso dos diuréticos é o aumento do volume urinário. Isso porque o aumento do volume urinário está intrinsecamente relacionado com a diminuição do volume sanguíneo que seria interessante em casos de edema (acúmulo de liquido subcutâneo nos tecidos, e submucoso e espaço intersticial) e hipertensão.

Existem diversos tipos de diuréticos, variando de medicamentos a fitoterápicos. Uma desvantagem do uso de medicamentos é que muitos deles apresentam efeitos colaterais, como acidificação do sangue, hipomagnesemia, acúmulo de ácido úrico (aumentando a precipitação de gota), além da diminuição dos níveis de potássio. Este último efeito estará presente também nos fitoterápicos.

Como substâncias diuréticas presentes nos suplementos, temos as  metilxantinas (cafeína no café e chá; teofilina no chá; e teobromina no chá, chocolate e cacau, entre outros). Os supostos efeitos diuréticos das metilxantinas foram reconhecidos há mais de 75 anos, porém as evidências complexas sobre a homeostase de fluidos e eletrólitos é atualmente difícil de interpretar para as seguintes razões.

A espécie Camellia sinensis popularmente conhecida como chá-da-Índia, chá- verde, chá-preto, chá-branco e oolong apresenta em sua composição flavonoides e metilxantinas com várias propriedades medicinais. O uso da planta no Brasil tem aumentado ultimamente devido às suas propriedades estimulantes, antioxidantes, seu efeito diurético e por auxiliar em dietas para emagrecimento.

Outra espécie com efeito diurético é o dente-de-leão. Esta espécie é fonte de vários princípios ativos e substâncias de valor alimentício, incluindo vitaminas e sais minerais. É uma das ervas diuréticas mais seguras, utilizada em tratamentos de afecções geniturinárias: cistites, uretrites e também na hipertensão arterial. A presença de potássio e flavonoides assegura a ação diurética do dente de Leão, sendo o potássio responsável por um melhor controle dos níveis de espoliação pela via urinária e os flavonoides pelo aumento da diurese.

Hibiscus sabdariffa Linn (HS), ou simplesmente Hibisco, é uma erva que já era usada há muitos anos pelos indígenas para tratar a hipertensão. Os extratos de HS exercem potentes efeitos antioxidantes in vitro, conseguidos através da presença de vários componentes ativos principais entre os quais são flavonoides e vitaminas. É possível encontrar em suplementos diuréticos outras ervas como Carqueja, Bromélia, Capim-Limão, Mate Verde que também possuem esse efeito e auxiliarão na melhora do resultado.

É importante ter em mente que apesar de serem fontes naturais, todos os diuréticos tem como efeito colateral a diminuição dos níveis de potássio. O uso excessivo de diuréticos, não respeitando a dosagem indicada pode-se apresentar como efeitos colaterais da hipocalemia (deficiência de potássio): Arritmias, Fraqueza muscular, Espasmos musculares, Fadiga, Paralisia, Constipação, entre outros sintomas. Por isso, torna-se imperativo o acompanhamento com um nutricionista para que seja orientado a utilização correta dessa classe de produtos.

Este texto foi escrito por Felipe Araújo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *