SNC

Saúde?! Coenzima Q 10!

Saúde?! Coenzima Q 10!

Quando o objetivo é promoção de saúde, os esforços não devem ser medidos, afinal de contas, é muito mais interessante nos valer de alternativas que previnam doenças do que deixar para tratar problemas estabelecidos, que no geral, constituem processos muito mais demorados e em algumas situações, não completamente tratáveis (as doenças sem cura, por exemplo). Logo, quando o foco é saúde, a nutrição é uma das ciências que está intimamente relacionada e propositada com a sua promoção a partir das interações geradas entre os nutrientes e as funções metabólicas orgânicas. Para isso, há uma constante busca de estratégias auxiliares nutricionais, sendo a coenzima q 10 uma das alternativas interessantes a serem introduzidas para qualidade de vida e oferta de saúde às pessoas, como apontam importantes pesquisas, publicadas em jornais científicos notáveis.
Para quem ainda não a conhece, a coenzima Q 10 é uma substância lipossolúvel, – isto é, que necessita de ambiente gorduroso para ser solubilizada – produzida pelo organismo humano, que reside nas células, mais especificamente, nas membranas das mitocôndrias (que são componentes responsáveis por gerar energia para o organismo) de quase todos os tecidos do corpo. Alguns autores a classificam como uma vitamina, e sua função fisiológica primordial está voltada à produção de energia (ATP), sendo ela um componente essencial este processo, na cadeia transportadora de elétrons, que nada mais é do que um ciclo de reações que ocorrem para que os compostos orgânicos provenientes da alimentação sejam captados pela célula, fazendo com que essas tenham a carga energética necessária para funcionar e tornar a vida possível. Esse ‘’carregamento da bateria’’ é essencial nas células musculares com alta taxa metabólica, incluindo células musculares de alta intensidade e exercício intensivo, mas também vital para o funcionamento celular, num sentido geral e amplo.
Sua função de evitar a oxidação e desativar radicais livres também é louvável, sendo nomeada como umas das principais substâncias antioxidantes existentes. Com uma localização celular privilegiada, CoQ 10 fornece proteção antioxidante para membranas celulares e lipoproteínas plasmáticas, além de regenerar outros antioxidantes, como a vitamina E, diminuindo assim a peroxidação lipídica de partículas de lipoproteína de baixa densidade (LDL) que contribui para a aterosclerose. Além de conferir benefícios à saúde contra doenças cardiovasculares. Investigações recentes (2018) direcionam a coenzima q 10 no tratamento de vários distúrbios metabólicos, fazendo com que este composto seja amplamente estudado como parte da terapia de condições clínicas relevantes como doenças neurodegenerativas, diabetes, enxaqueca, infertilidade, doença arterial coronariana, hipertensão arterial, deslipidemias, doença renal, obesidade, Síndrome da Fadiga Crônica, Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outros.
Sua suplementação, sob orientação de um nutricionista, é, portanto, uma estratégia fantástica para proteção e promoção da saúde, mas também para ajudar a tratar problemas já estabelecidos. Levando-se em consideração ainda, a diminuição natural da sua produção com o decorrer dos anos (acentuando-se a partir dos 30, e intensificando-se em idosos) e a baixa disponibilidade alimentar. Usuários de estatinas, medicamento para controle de colesterol são um exemplo de público que pode colher enormes benefícios desta estratégia, visto que um dos efeitos do medicamento é inibir a via da qual a coenzima Q 10 depende para ser formada, além da redução de efeitos adversos sérios, como as intensas dores musculares (mialgia) e fadiga reportada, em estudos experimentais, pelos usuários do medicamento hipocolesterolêmico.
Disposição, saúde mitocondrial, vitalidade para o treino, saúde do coração, auxílio para o emagrecimento, tratamento de enxaqueca, melhor perfil de gorduras no sangue, melhor funcionamento cognitivo, mais saúde, mais qualidade de vida, envelhecimento saudável, menos adversos por uso de estatinas…Mais coenzima Q 10!

Este texto foi escrito por Juliana de Andrade, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *