SNC

Peptídeos Bioativos Vegetais

Peptídeos Bioativos Vegetais

As proteínas são as macromoléculas biológicas mais abundantes e representam o principal componente estrutural e funcional de todas as células do organismo. Este macronutriente, além de ser essencial para o funcionamento do corpo humano, exerce funções tanto para fins de hipertrofia, quanto de emagrecimento devido a suas funções de recuperação muscular, síntese proteica, aumento da saciedade, já bem elucidados pela literatura.

Estudos recentes e antigos comprovam a existência de importantes componentes provenientes das proteínas, os peptídeos bioativos, que podem ser de origem animal, como o leite, ou vegetal, como girassol, grão de bico, soja ou microalgas. Estes são definidos como fragmentos específicos que exercem influências positivas nas funções metabólicas e fisiológicas do corpo, podendo ter efeitos benéficos sobre a saúde humana. Esses componentes geralmente estão inativos, entretanto, o processo de hidrólise enzimática ou digestão ativam os peptídeos.

Peptídeos bioativos de proteínas vegetais são benéficos à saúde devido aos seguintes efeitos: anti-hipertensivos, inibe a enzima responsável pela elevação da pressão arterial; hipocolesterolêmicos, compete com o colesterol no intestino, diminue sua solubilidade e consequentemente absorção; antioxidantes, inibe oxidação de moléculas, prevene processos de envelhecimento celular e o risco de doenças degenerativas; anti-inflamatórios, impossibilita a expressão de citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas no intestino; e imunomoduladores, otimiza as funções das células imunes como a proliferação de linfócitos e macrófagos, a síntese de anticorpos e a regulação das citocinas.

Os peptídeos bioativos presentes nas proteínas vegetais apresentam um importante potencial terapêutico. Eles podem ser incorporados em alimentos funcionais e frescos, suplementos dietéticos e até produtos farmacêuticos como ingredientes adicionais com o objetivo de oferecer benefícios específicos para a saúde. Lembramos que o nutricionista é o profissional qualificado para analisar as necessidades individuais e ofertar esse componente de maneira adequada.

Este texto foi escrito por Glenda Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *