Os benefícios da Canela | SNC Salvador SNC

Os benefícios da Canela

Os benefícios da Canela

     A canela, Cinnamomum sp, pertence à família Lauraceae e há mais de 250 espécies disseminadas especialmente na China e Índia. Ela é um condimento de cor marrom-avermelhado, com perfume marcante, aroma doce, sabor picante e adocicado, em geral é obtida a partir da parte interna da casca do tronco. É uma das especiarias mais antigas utilizadas pela humanidade, com registro no Egito antigo, como embalsame. Com a criação da rota das especiarias ela passou a ser ainda mais valiosa, e por meio desta rota foi comercializada e difundida pelo mundo.

     A canela é empregada para as mais diversas finalidades, como aromatizador de molhos, vinhos e perfumes. Ademais, os polifenóis encontrados nesta especiaria trazem benefícios para a saúde. Vale destacar a melhoria dos aspectos relacionados à síndrome metabólica, síndrome dos ovários policísticos, diminuição do risco de fatores associados com diabetes e doenças cardiovasculares.

     Esses benefícios associados a glicose e insulina ocorrem devido a redução dos índices de hemoglobina glicada no sangue, diminuição glicemia de jejum, redução da glicose pós-prandial, retardo do esvaziamento gástrico sem afetar a saciedade, melhora da sensibilidade à insulina, estímulo as atividades antioxidantes e controle das respostas inflamatórias, sendo assim considerado o seu efeito hipoglicemiante.

     Também pode ser utilizada para o tratamento de desordens digestivas devido às suas propriedades que  reduzem os gases intestinais, estimulam a atividade do estômago e assim colaboram para a digestão. Além de ser gastro-protetora, antidiarreica, hepatoprotetora, melhora as náuseas e os vômitos. Ela ainda apresenta funções correlatas ao decréscimo da peroxidação lipídica, redução no colesterol, analgésica, anti-inflamatória e antitumoral.  

     É interessante ainda salientar os resultados da canela no tratamento da hipertensão, com redução da pressão diastólica e sistólica. Assim como o potencial anti-séptico, com ação antibacteriana e antifúngica, uma vez que, inibe a formação da placa bacteriana dental, inflamação de mucosa oral e  inibição do desenvolvimento micelial de fungos.

     Para obter todos os benefícios da canela e poder utilizá-la com segurança procure um Nutricionista, esse profissional adequará os efeitos da especiaria em uma dieta equilibrada e diversificada.  

 

 

     Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.

     Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutricao@sncsalvador.com.br.

     Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

     Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *