SNC

Ômega 3 – Emagrecimento eficiente e saudável

Ômega 3 – Emagrecimento eficiente e saudável

Dietas milagrosas surgem todos os dias na internet, em geral objetivam o emagrecimento e costumam ser extremamente radicais, promovem perda de peso abrupta em curto espaço de tempo.
Marcados pelo reganho do peso perdido (conhecido como efeito rebote ou efeito sanfona), praticantes desse tipo de abordagem nutricional costumam retornar ao ponto inicial e se deparam com um ambiente metabólico desfavorável.
Esse novo ambiente metabólico, oriundo de restrições severas, incluem alterações hormonais que dificultam o emagrecimento, reduzem marcadores de qualidade de vida e em casos mais severos direcionam essas pessoa para um grupos de potencial risco para doenças crônicas.
A necessidade de ser acompanhado por profissionais nesse processo é  crucial para a manutenção da saúde e garantir um resultado consistente.
Os riscos citados acima colocam a rápida perda de peso em um ponto delicado que deve ser traçado com muita responsabilidade e cautela. Diante desse quadro, pesquisadores buscam continuamente estratégias que permitam alcançar resultados significativos e que reduzam ao máximo as agressões metabólicas, dentre elas, há a terapêutica com suplementos a base de Ômega 3.
Com forte potencial cardioprotetor (através da atenuação de marcadores pró inflamatórios) e hepatoprotetor (reduzindo de forma significativa o risco de esteatose hepática inerente ao emagrecimento), o Ômega 3 tem também a capacidade de atuar de forma direta no emagrecimento modulando hormônios como a leptina. A leptina tem sua secreção correlacionadas positivamente com o tecido adiposo, reduz  apetite e modula o metabolismo energético quando secretada em níveis mais altos.
Obesos possuem altos valores desse hormônio, contudo, seus efeitos positivos para o emagrecimento são anulados por uma perda na sensibilidade a seu estimulo, atualmente conhecido como resistência a leptina. Já em pessoas que se submetem a altas restrições calóricas, esses valores tendem a cair, afeta negativamente o metabolismo e a saciedade.
Estudos sugerem que o Ômega 3, por possuir potente efeito anti-inflamatório, pode melhorar a resposta a esse hormônio (aumento da sensibilidade) em obesos graves e em pessoas que estão em processo de emagrecimento, seja ele em curto ou longo prazo, facilita o processo de emagrecimento.
Ômega 3 é uma ferramenta nutricional sugerida como forte auxiliador do processo de emagrecimento. Garante a continuidade dos resultados, reduz o reganho de peso e proporciona um ambiente saudável e seguro durante a intervenção. Para adequar doses e verificar real necessidade, busque um nutricionista.

Este texto foi escrito por Glauber Henriques, baseado em artigos científicos.
Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *