SNC

Ômega 3 e saúde dos olhos

Ômega 3 e saúde dos olhos

Problemas relacionados com a visão estão cada vez mais frequentes. Segundo a OMS, estima-se que existam cerca de 1,2 milhões de cegos no Brasil. Deste total, 700 mil casos poderiam ter sido evitados caso tivesse existido um acompanhamento adequado para saúde ocular.

Pensando nisso, a suplementação com ômega 3 tem sido estudada como um contribuinte para diversas doenças como a   ceratoconjuntivite seca, degeneração macular da idade (DMRI) e até mesmo a diminuição do desconforto pelo uso de lentes de contato.

O ômega 3 faz parte dos chamados ácidos graxos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir, torna necessária a sua ingestão através da dieta ou suplementação. As fontes de ômega 3 são os peixes de águas profundas (atum, sardinha e salmão), certos crustáceos (krill) e alguns vegetais( linhaça e o gergelim). Entretanto, os óleos de fonte animal são considerados as melhores fontes, por possuírem maior quantidade de ácido eicosapentacoico (EPA) e o ácido docosahexacoico (DHA). Já as fontes vegetais, encontram-se na forma de ácido alfa linolênico (ALA), que necessita ser convertido em EPA e DHA pelo organismo humano.

Estudos recentes mostraram que a suplementação com ômega 3 auxilia na melhora do quadro da ceratoconjuntivite seca (CCS), popularmente conhecida como “síndrome do olho seco”. Também foi observado a diminuição da inflamação superficial ocular em pessoas que utilizam lentes de contato, somado ao alivio dos sintomas do olho seco  reduzindo a sensação de desconforto e dor.

Além disso o ômega 3 está associado a prevenção e melhora da degeneração macular da idade (DMRI), que é uma doença que ocorre na parte central da retina, chamada de mácula. Seu principal sintoma é a visão embaçada, principalmente durante atividades como a leitura, reconhecimento facial, costura e até mesmo ao dirigir.

A DMRI costuma aparecer em indivíduos de 55 anos ou mais e suas causas estão associadas a idade, fatores genéticos, exposição a luz solar, hipertensão, obesidade, ou dietas ricas em gorduras saturadas e tabagismo. Desse modo, estudos trazem que o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento e avanço da DMRI através do seu efeito antioxidante, anti-inflamatório e na melhoria da circulação dos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

O ômega 3 traz diversos benefícios a saúde dos olhos e para melhor aproveita-lo consulte um nutricionista especializado para orientar a forma de uso. Previna-se!

“Este texto foi escrito por Larissa Arnold, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”.

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *