SNC

O segredo da longevidade

O segredo da longevidade

Nos dias atuais muitas pessoas buscam retardar o envelhecimento. Mas qual o segredo da longevidade? A resposta é simples, qualidade de vida. Diversos estudos mostram que pessoas que vivem de bem com a vida e que em conjunto possuem hábitos de vida saudáveis, em geral vivem mais tempo e com mais saúde.

O marketing da indústria alimentícia sobre a longevidade ocorre de forma intensa, isso porque é perceptível a necessidade que o público tem em buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e tentar ganhar alguns anos a mais. O consumo de alguns suplementos alimentares, aliados á uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são os fatores que compõem a “fórmula antienvelhecimento”.

A importância de praticar exercícios físicos vai além do objetivo de emagrecimento, ganho de músculos ou ainda aumentar o desempenho esportivo. Esses exercícios mexem com uma série de tecidos e sistemas no organismo humano, promovendo adaptações que no final das contas resulta no que chamamos de saúde. Essas adaptações fazem com que as reações químicas ocorram com mais eficiência, que a destruição de tecidos danificados e a criação de novos tecidos aconteça de maneira mais intensa, e desta forma o corpo consegue se manter por mais tempo em funcionamento pleno.

O consumo de uma alimentação variada em nutrientes, colorida, com frutas, verduras, legumes e o mínimo de alimentos industrializados, também é extremamente importante para garantir mais anos de vida com saúde. A alimentação variada promove o consumo de diferentes vitaminas e minerais em diferentes momentos, esses compostos são fundamentais para fazer com que as reações químicas de síntese/degradação dos tecidos anteriormente citadas aconteçam. Além das vitaminas e minerais, os alimentos possuem outras substâncias como os fitoquímicos, que garantem a eles propriedades funcionais. Isso quer dizer que determinados alimentos além de nutrir o organismo, promovem efeitos positivos sobre a saúde já que conseguem ter ações específicas.

A utilização de suplementos alimentares também podem favorecer a saúde e consequentemente ajudar a aumentar alguns anos de vida. As substâncias funcionais encontradas nos alimentos em geral estão em pequenas quantidades e os suplementos alimentares tendem a concentrar e potencializar os seus efeitos. Muitas funções são atribuídas para conter o envelhecimento, mas a função antioxidante é sem dúvidas a mais requisitada. Fortalecimento do sistema imunológico e ação anti-inflamatória são ainda algumas funções também muito importantes para retardar a senescência.

Para garantir tais benefícios, estratégias que aliem a alimentação com a suplementação devem ser pensadas. Consumo proteico adequado para favorecer a síntese de tecidos, inclusive a pele, em associação a utilização de colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno. Consumo de frutas e vegetais a fim de garantir as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias de alguns compostos presentes nessas classes de alimentos. Podem ser pensados como suplementos alimentares suplementos como a Coenzima q10, ômega 3, multivitamínicos e glutamina. O consumo de água também é fundamental para retardar o envelhecimento, uma vez que a pele hidratada possui menos marcas de expressão e menos rugas.

De fato aliar a boa alimentação, suplementação e atividade física é a melhor alternativa para garantir mais anos de vida saudáveis. Para ajustar a sua “fórmula antienvelhecimento” procure os profissionais de nutrição e educação física, e obtenha mais anos de saúde.

Este texto foi escrito por Rafael Teixeira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *