SNC

Miostatina e emagrecimento

Miostatina e emagrecimento

A miostatina é uma proteína sintetizada e secretada pelo organismo em maior significância pelas células do tecido muscular esquelético, tem papel crucial sobre a síntese proteica e consequentemente sobre o metabolismo energético. O entendimento sobre seu funcionamento é essencial para o objetivo de emagrecimento efetivo e saudável.
Com maior expressão em sedentários e pessoas com alta reserva de tecido adiposo, a miostatina regula de forma negativa o metabolismo energético, através de vias que reduzem o anabolismo (hipertrofia) e agravam o catabolismo (atrofia).
É consenso que estratégias de emagrecimento altamente restritivas são ineficientes em longos períodos por atingirem facilmente platôs que dificultam e desestimulam. Estudos sugerem que reduções drásticas no aporte energético tem efeito de elevar a expressão dessa proteína, levando a depreciação significativa de massa magra.
Diante de um meio altamente propicio para a estagnação de resultados, garantir treinamentos adequadamente intensos e a proteção da massa magra surgem como soluções eficazes, que podem ser moldadas pela nutrição. A suplementação pode fornecer ferramentas potentes nesse processo, como melhoradores de performance e anticatabólicos.
Dentro das inúmeras medidas cabíveis estão o fornecimento adequado de substrato energético para o bom rendimento no exercício físico e a utilização de suplementos alimentares melhoradores de desempenho e recuperação (cafeína, creatina, beta alanina, arginina e whey são exemplos), uma vez que o treinamento intenso está fortemente evidenciado como redutor dos níveis de miostatina, e a proteção adequada da musculatura por meio do consumo ajustado de proteínas de alto valor biológico e a possível associação com HMB, bcaa e leucina, suplementos indicados por estudos como capazes de atenuar efeito catabólico da miostatina.
Evitar redução de massa muscular durante o processo de emagrecimento permite que a saúde seja sustentada e reduz os efeitos colaterais deste processo, aliás, o emagrecimento é uma agressão ao corpo e precisa ser bem conduzido. Portanto, busque o auxílio de profissionais da nutrição e educação física para melhores resultados.

Este texto foi escrito por Glauber Henriques, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Featured Image Featured Image

2 thoughts on “Miostatina e emagrecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *