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Magnésio

Magnésio

Uma alimentação saudável abrange muito mais do que o simples ato de comer, e pode ser definida como aquela que atende todas as exigências do corpo, não se restringindo somente à ingestão de nutrientes – envolve também valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais.

As dietas da moda foram criadas e são citadas nas mais diversas revistas, prometendo o emagrecimento rápido – de  maneira restritiva e agressiva – e  preocupando-se quase que unicamente com a ingestão dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e acabam por deixar de lado os micronutrientes, não menos importantes, como o magnésio.

O magnésio (Mg) é um micronutriente fundamental para diversas funções fisiológicas e serve como cofator de mais de 300 reações enzimáticas, regulando uma infinidade de processos celulares em todo corpo. Trata-se de um mineral encontrado em folhas verdes escuras, peixes, crustáceos, nozes, cereais e derivados do leite, e está fortemente relacionado com o processo energético, estabilizando a molécula de ATP (molécula responsável por fornecer energia).

Baixos níveis de magnésio (hipomagnesemia) está relacionado com muitas doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes e doenças cardiovasculares. Cerca de 13,5 a 47,7% dos pacientes diabéticos possuem baixos índices de Mg – o que pode ser explicado pela baixa ingestão de alimentos que são fontes desse micronutriente, assim como uma maior excreção renal (através da urina) deste mineral. Esta hipomagnesemia, comumente apresentada pelo paciente diabético, compromete o metabolismo da glicose e da insulina, deixando o paciente letárgico.

Em se tratando de exercício físico, indivíduos fisicamente ativos tendem a apresentar perdas elevadas de Mg pela urina e suor em períodos de treinamento intenso. Especula-se que a necessidade para atletas deste mineral é cerca de 10 a 20% maior que indivíduos sedentários de mesmo sexo e faixa etária. Contudo, não há evidencias de que a suplementação de Mg aumente o desempenho esportivo em pessoas com níveis adequados.

O processo de emagrecimento ou de ganho de massa muscular deve ser sempre acompanhado de um profissional nutricionista, para que este consiga equilibrar sua dieta de acordo com seu objetivo – tanto em relação aos macro, quanto aos micronutrientes. A simples falta de um micronutriente como o magnésio pode implicar em diminuição energética, afastando o paciente do seu objetivo.

“Este texto foi escrito por Marcelo Caldas, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

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