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Hidratação no Endurance

Hidratação no Endurance

A água desempenha papel muito importante na manutenção da homeostase corporal. Para inúmeros processos do organismo a água é essencial, tornando sua ingestão fundamental para a existência da vida.
No exercício físico, especialmente os de longa duração, conhecidos como endurance, as perdas de água e eletrólitos aumentam. Buscar estratégias para minimizar esse quadro durante a prova e reidratar ao final é necessário.
A perda de água e eletrólitos acontece como consequência da transpiração termorreguladora. Neste processo, a temperatura corporal aumenta e o corpo passa a aumentar a taxa de sudorese como uma forma de manter a temperatura adequada. Entretanto, este processo não pode acontecer sem a devida reposição, já que além da água, os eletrólitos são perdidos na transpiração. Os eletrólitos são importantes para auxiliar na manutenção de água intra e extracelular, além de auxiliarem em processos fundamentais da atividade física, como transmissão de impulso nervoso, contração muscular, absorção de glicose, dentre outras. Os eletrólitos mais importantes e que precisam ser repostos neste processo são o sódio e o potássio.
Alguns fatores como umidade do ar e temperatura do local pode afetar nas taxas de sudorese, acelerando o processo de desidratação. Desta forma, a perda de água e eletrólitos e a consequente desidratação levam a perda de rendimento. Adicionalmente, a ingestão somente de água nestas condições, é insuficiente e pode agravar ainda mais o quadro. Isto acontece porque quando se tem perda de sódio e ingestão apenas de água, os níveis de sódio diminuem já que ocorre diluição pela ingestão hídrica sem reposição eletrolítica.
Atualmente no mercado existem produtos voltados para esta finalidade. Estes produtos são chamados de repositores hidroglicoeletrolíticos e fornecem além de água e eletrólitos, fontes de carboidratos para poupar e repor glicogênio. De acordo com a composição, alguns são mais interessantes do que outros para momentos específicos, como pré, intra e pós treino. É possível ainda encontrar os componentes destes produtos comercializados separadamente.
Para saber qual a melhor forma de manter a hidratação, reidratar o atleta de endurance e quais os melhores repositores para cada momento, o nutricionista é o profissional mais capacitado para solucionar tais peculiaridades.

Este texto foi escrito por Nicolas Riela, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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