SNC

Glutamina Dipeptídeo: Vantagens.

Glutamina Dipeptídeo: Vantagens.

A glutamina (C5H10N2O3) é um L-aminoácido não essencial, pois pode ser sintetizado por todos os tecidos do organismo. Porém, esta classificação tem sido questionada, pois em situações de estresse excessivo, como traumas e exercícios físicos, a síntese de glutamina não supre a demanda exigida.

É o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. Por isso, é responsável pela proliferação de células, em especial as do sistema imune, pelo balanço ácido base, o transporte de amônia entre os tecidos, participação na gliconeogênese a partir da doação de carbonos, e entre outras funções.

A glutamina dipeptídeo foi projetada para melhorar as limitações físicas observadas na L-glutamina, melhorando a sua estabilidade e o processo de absorção. Por isso, sua principal vantagem está na capacidade de facilitar a absorção e aumentar os níveis séricos. Sendo bastante utilizada para redução de dano muscular, de marcadores inflamatórios após exercícios de alta intensidade.

Alguns estudos têm demonstrado que a glutamina dipeptídeo bloqueia a sinalização intracelular para o catabolismo proteico, auxiliando no processo de hipertrofia muscular. Junto a isso, é capaz de aumentar os níveis de glutamina e glutamato, aumentando as reservas musculares e hepáticas de glutationa e auxiliando no combate ao estresse oxidativo.

Por isso, a glutamina dipeptídeo pode ser uma alternativa interessante para a melhora da composição corporal, assim como para o combate aos radicais livres. No entanto, sua utilização deve acontecer sobre orientação profissional, por isso, procure um nutricionista antes de consumir.

Este texto foi escrito por Helen Costa, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Featured Image Featured Image

2 thoughts on “Glutamina Dipeptídeo: Vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *