SNC

Gengibre

Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale Roscoe) é originário da China e Índia, muito conhecido e cultivado no Brasil, com sabor e aroma marcantes. Ele é amplamente aproveitado na culinária, como tempero, e no uso medicinal popular. Em relação ao uso terapêutico, pode ser encontrado em diferentes formas farmacêuticas, por exemplo: cápsulas, chás e extratos.

A parte utilizada é o rizoma, rico em óleos essenciais e compostos que possuem efeitos medicinais. Na literatura há registos que foram identificados mais de 115 componentes presentes nessa planta.  Essas substâncias foram estudadas e desempenham atividades anti-inflamatórias, alivia enjoos, náuseas, vômitos e desconfortos digestivos.

Alguns estudos observaram que o chá de gengibre inibiu a ação e formação de elementos com atividade inflamatória e a agregação plaquetária. Nos testes houve melhora dos pacientes com afecções reumáticas, dores nas articulações e nos músculos, pois ocorreu alivio das sensações dolorosas. Os compostos dessa planta são relevante na recuperação de doenças inflamatórias, isso se deve a sua função anti-inflamatória, antioxidante e bactericida.

Em determinados ensaios a administração do pó de gengibre foi eficiente na prevenção dos sintomas gastrointestinais que algumas pessoas sentem quando viajam de avião, ônibus ou navio, haja vista que intensifica a motilidade gástrica e absorção de toxinas e ácidos. Esse pó é considerado profilático nas náuseas, minimiza os quadros de vômitos e sudoreses, além isso, em estudos comparativos ele foi tão efetivo quanto os medicamentos que possuem como objetivo o alívio desses sintomas.

As mulheres durante o período da gravidez são recorrentes manifestações de vômitos perniciosos, e a utilização do rizoma é eficaz na redução das náuseas e no número de episódios de vómitos, além de não apresentar riscos de toxicidade para essas mulheres quando nas doses e modo de uso preconizado. Esse efeito também pode ser observado em pacientes no pós-operatório.

Vale ressaltar que é necessário cuidado na utilização do gengibre, pois em pessoas sensíveis pode suceder dermatite por contato.

É importante o acompanhamento nutricional para ter uma orientação voltada às necessidades individuais, modo de uso, dosagem, tempo de utilização, contraindicações e evitar os efeitos adversos.

 

Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.

Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *