SNC

Fitosteróis na redução de LDL

Fitosteróis na redução de LDL

A manutenção de níveis plasmáticos baixos de colesterol LDL em humanos é importante, pois o LDL elevado é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os fitosteróis são esteroides estruturalmente semelhantes ao colesterol. A semelhança dos fitosteróis ao colesterol não se deve somente aos seus aspectos estruturais, mas também ao fato destes compostos químicos exercerem nas plantas funções básicas similares às desempenhadas pelo colesterol em células animais.
Acredita-se que o principal efeito na ingestão de fitosterol ocorra pela competição entre fitosteróis, colesterol da dieta e colesterol biliar pela solubilização nas micelas.

Os fitosteróis mostram-se mais lipofílicos (solúvel em lipídeos) que o colesterol, por isso apresentam maior afinidade pela micela, o que resulta no deslocamento do colesterol do interior das micelas, para o lúmen intestinal. O colesterol livre que não é incorporado no interior dessas, é eliminado através das fezes.
Ocorrendo a diminuição do colesterol livre no interior das micelas,resulta na diminuição da absorção de colesterol nos enterócitos.

Os fitosteróis também podem ser usados em associação com medicamentos hipocolesterolemiantes como as estatinas, para tornar mais eficaz a redução que seria obtida com o uso exclusivos desses medicamentos.

Busque orientação de um nutricionista para desenvolver a estratégia mais adequada para melhor qualidade de vida.

Este texto foi escrito por Suélika Carvalho, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *