SNC

Feno Grego

Feno Grego

O Feno Grego (Trigonella foenum-graecum) é uma planta comumente utilizada na culinária e medicina tradicional da Ásia. Seus efeitos terapêuticos são bem descritos na literatura, apresentando propriedades antidiabéticas, antiobesidade, anti-inflamatória e antioxidante, por exemplo. Estudos recentes apontam eficácia na regulação hormonal, aumento de testosterona livre em homens e mulheres (em níveis fisiológicos) e melhora significativa na libido. A análise fitoquímica de seu extrato revelou presença de fitoesterois, saponinas, polifenois, flavonoides e aminoácidos, portanto, suas propriedades benéficas se devem à sua composição.

Um estudo com 50 homens de 25-65 anos que suplementaram com extrato de feno grego apresentou um aumento de até 46% nos níveis de testosterona livre em 90% da população do estudo (MAHESHWARI et al., 2017).

Em mulheres, foi realizado um estudo com 80 voluntárias de 20-49 anos que também suplementou com um extrato de feno grego. Os resultados foram de aumento significativo na testosterona livre e na libido (RAO et al., 2015). Além disso, também foi demonstrado que o uso fitoterápico em mulheres com SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) pode ser benéfico, reduzindo o tamanho dos cistos e regulando o ciclo menstrual (SWAROOP et al., 2015).

Para o emagrecimento e controle da glicemia, a literatura descreve que o extrato de feno grego inibe a formação de novos adipócitos (células que acumulam a gordura). Em diabéticos e pré-diabéticos, seu uso também é eficaz para prevenção e auxílio no controle, reduzindo a glicemia em jejum e evitando quadros de hiperglicemia. Assim, seu uso se mostra bastante promissor para melhora de composição corporal e manutenção da saúde.

Sua análise toxicológica demonstra segurança no uso por indivíduos saudáveis, sem efeitos colaterais em doses conhecidas. Contudo, seu uso deve ser feito com cautela por pessoas que apresentam alergia a amendoim e grão de bico, por reatividade cruzada.

Este fitoterápico ainda pode ser ministrado em conjunto com outros, adaptando ao objetivo: manutenção da saúde, controle de peso, regulação hormonal, sendo bastante encontrado em blends de termogênicos e pré-hormonais. Para adequar a melhor estratégia para o seu contexto, busque auxílio de um nutricionista.

Este texto foi escrito por Bárbara Alves, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *