SNC

Estratégias para Redução de Colesterol

Estratégias para Redução de Colesterol

Há muitos anos plantas e ervas são utilizadas pela medicina e nutrição por serem fonte de muitos dos nutrientes essenciais para nosso organismo. Desses componentes, podemos utilizar as folhas, cascas, grãos, raízes, sementes, caules ou flores, contendo inúmeros fitoquímicos que apresentam valor nutritivo ou medicinal.

Gama orizanol (Oryza sativa) é um fitoquímico formado por uma mistura de 10 ésteres de ácido ferúlico de álcoois triterpenos e esteróis, comumente presente no óleo de farelo de arroz. As sementes de Oryza sativa L. são pertencentes a família Poaceae, vulgarmente conhecida como arroz asiático ou simplesmente arroz. Esses grãos são considerados de extrema importância, visto que são consumidos por metade da população mundial. Inicialmente, os estudos sobre o perfil biológico do γ-oryzanol começaram a analisar a sua influência na biossíntese de colesterol hepático, considerando que suas estruturas fossem semelhantes. O colesterol é um componente estrutural importante das células e da mielina, sendo um precursor de hormônios esteroides e ácidos biliares. Segundo estudos científicos, o orizanol demonstrou reduzir os níveis de colesterol plasmático e hepático.

Já é amplamente reconhecido pela literatura que os esteróis vegetais têm a capacidade de deslocar o colesterol das micelas salinas, diminuindo assim a absorção de colesterol. Dentro do lúmen intestinal, os fitoesteróis dietéticos são solubilizados em micelas por ácidos biliares, previamente difusos a enterócitos. Os fitoesteróis têm maior solubilidade e afinidade para as micelas salinas do que o colesterol e podem ser eficazes para o deslocamento do colesterol na micelarização.

Outras possibilidades para a atividade hipocolesterolêmica do gama orizanol incluem a inibição da atividade da HMG-CoA redutase, a enzima limitante de taxa de biossíntese de colesterol. A inibição da atividade da redução da HMG-CoA diminui o conteúdo de colesterol hepático, aumentando a expressão reguladora dos receptores hepáticos de LDL, aumentando a captação de LDL, reduzindo os níveis de colesterol plasmáticos. Além disso, os ésteres de fitoesterol interagem com enzimas digestivas, particularmente a esterase colesterol pancreática. Esta enzima é responsável por hidrólise de lipídeos antes da formação de micelas. Em contraste com os ésteres, os fitoesteróis livres não apresentam efeito sobre a hidrólise do éster de colesterol. Lembre sempre de procurar um nutricionista capacitado para adequar as estratégias de acordo com suas necessidades!

Esse texto foi escrito por Camila Rheinschmitt, baseado em artigos científicos”. Todo material pode ser disponibilidade quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”.

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *