SNC

Estratégias Nutricionais para a Enxaqueca

Estratégias Nutricionais para a Enxaqueca

A enxaqueca ou migrânea, ao contrário do que se pensa, não é apenas uma dor de cabeça forte, esta última é apenas uma das fases, a cefaleia. Em verdade, a enxaqueca se caracteriza como um complexo conjunto de sinais e sintomas decorrentes do comprometimento de alguns sistemas do nosso corpo, geralmente, tendo a duração de pelo menos 3 dias. Tal quadro, conhecido como “crise de enxaqueca”, apresenta outros sintomas, como: ansiedade, visão enevoada, fadiga, náusea, dentre outros.

Sendo reconhecidamente um problema de saúde pública, a enxaqueca apresenta alta prevalência na sociedade, atingindo cerca de 10 a 20% da população mundial. Isto é, milhões de pessoas se veem obrigadas a conviver e lidar com os efeitos limitativos dessa síndrome, a qual reduz significativamente a qualidade de vida daquele que a detém.

Deste modo, a enxaqueca, ainda que seja uma doença crônica neurológica, pode ser decorrente de um conjunto de fatores que vão desde desequilíbrios neuroendócrinos, até estresse, alimentos, deficiências nutricionais, álcool e medicamentos. Contudo, esses fatores dependem de uma predisposição individual para o desencadeamento da crise e os limiares de tolerância variam entre os indivíduos, pois alimentos que podem piorar a enxaqueca de alguns, podem melhorar a de outros.

Dentre os fatores nutricionais mais recorrentes para favorecer uma crise estão o jejum, o álcool, o chocolate, o vinho tinto, o café, os adoçantes artificiais, o realçador de sabor glutamato monossódico, os conservantes presentes em embutidos (nitrato e nitrito, contidos, por exemplo, no presunto, na calabresa e na salsicha) e a tiramina (existente, sobretudo, em alimentos curados como o queijo).

Um dos cuidados que se deve ter para o indivíduo que sofre de enxaqueca é tratar a saúde intestinal. As células intestinais, conhecidas como enterócitos, estão diretamente ligadas ao sistema nervoso por uma grande e complexa rede denominada de Sistema Nervoso Entérico (SNE). Este apresenta como principal função regular o Sistema Nervoso Central (SNC), de modo que seja normalizada a produção de vários hormônios e neurotransmissores, a exemplo do GABA (Gamma-AminoButyric Acid), um neurotransmissor que tem como uma das funções amenizar a dor. Assim sendo, percebe-se que a saúde intestinal está diretamente ligada à intensidade e à frequência de episódios de dores durante a crise de enxaqueca.

Além disso, a enxaqueca também pode ser considerada uma doença mitocondrial, já que a incapacidade de compensação do estresse oxidativo mitocondrial durante a inflamação pode contribuir para a fase de iniciação das dores. Desta maneira, suplementos que melhorem a atividade da mitocôndria podem ser grandes aliados do tratamento dessa síndrome, como, por exemplo, a Coenzima Q10, deficiente na maioria dos pacientes com enxaqueca e cuja quantidade não se mostra suficiente, em termos terapêuticos, na maioria dos alimentos; o Magnésio, que também se apresenta em baixos níveis durante as crises de cerca de metade dos pacientes enxaquecosos; e as Vitaminas do Complexo B, fortes aliadas no tratamento, dentre outros fatores, por serem participantes das atividades bioquímicas mitocondriais.

Portanto, existe uma gama diversificada de nutrientes que podem trazer a melhora do quadro do paciente, inclusive, alguns desses não foram citados acima, a exemplo do Ômega 3, das Vitaminas C, D e E, da Taurina, da Colina, dentre outros. Diante disso, é imprescindível a escolha de profissionais qualificados, cujas estratégias de atuação vão variar de acordo com a individualidade do paciente, sabendo que, na maioria dos casos, a enxaqueca provém de um problema estritamente nutricional.

Este texto foi escrito por Lory Stephane, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *