SNC

Estimulantes de GH

Estimulantes de GH

O GH (hormônio do crescimento) é conhecido também como hormônio somatotrópico ou somatotropina, e participa de importantes processos metabólicos no organismo humano. Um dos mais conhecidos é o crescimento celular. Por isso a sua liberação no corpo ocorre em grandes quantidades durante a infância e adolescência, fases da vida onde esse processo ocorre com maior intensidade. Durante a fase adulta a liberação de GH também ocorre, entretanto existem fatores que podem potencializar a sua liberação ou atuação no organismo.

Mas qual o objetivo de potencializar os efeitos do GH quando já crescemos o suficiente?

A utilização de GH começou a ser utilizada para tratar problemas clínicos de nanismo ou problemas de crescimento em geral, até que se começou a perceber resultados positivos no esporte, como aumento de massa muscular e força, uma vez que esse hormônio é responsável pelo crescimento celular. Por outro lado, o excesso do hormônio também pode causar problemas como o gigantismo e acromegalia (crescimento excessivo das extremidades), que ocorrem na maioria dos casos devido à desregulação endócrina. Em geral indivíduos que buscam aumentar a produção de GH querem hipertrofia, aumento de força, melhora de desempenho no esporte e redução de gordura corporal.

Por incrível que pareça, o GH de fato pode proporcionar esses resultados. A redução de gordura corporal é induzida pela lipólise, enquanto o aumento de massa muscular ocorre por estímulo à liberação de fatores de crescimento (IGFs). O principal fator de crescimento envolvido nesse mecanismo é o IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1), produzido em resposta ao GH em diversos tecidos, mas principalmente no fígado.

A liberação de GH durante 24 horas ocorre em especial em dois momentos, durante o sono profundo (fases 3 e 4 do sono) e durante o exercício físico, sendo o primeiro momento o mais relevante. Existem fatores que por sua vez acabam inibindo a liberação do GH, como obesidade, hiperglicemia e hiperalimentação. Esses fatores promovem a maior liberação de somatostatina, responsável por inibir a liberação do GH. A alta liberação do próprio GH também regula negativamente sua produção, através de feedback negativo. Por esse motivo, os fatores que são responsáveis por estimular a produção do GH em alguns casos são responsáveis por inibir a somatostatina, proporcionando desta forma a maior atuação do hormônio do crescimento.

E quais produtos estimulam o GH?

Muitos suplementos alimentares são comercializados com esta finalidade, e em seus ingredientes alguns compostos possuem fortes evidências, enquanto outros excassas. A arginina e ornitina são aminoácidos que participam desse processo. Muitos estudos com ambos mostram efeitos positivos para o estímulo a produção do hormônio do crescimento. O mecanismo proposto da arginina é por inibir a produção da somatostatina (inibidor de GH), tornando o hormônio do crescimento livre. Enquanto o mecanismo da ornitina é explicado para evitar que a arginina sofra desvio de rota, uma vez que esse aminoácido participa de diversas reações no organismo.

Algumas outras substâncias também compõem os produtos estimulantes de GH, como o Gama orizanol (composto derivado do farelo de arroz), e o “deer antler velvet” (composto derivado do veludo do chifre de veado). Por sua vez, essas substâncias possuem poucas evidências científicas que comprovem o mecanismo de ação e a real eficácia para estímulo de GH, quando testados os resultados para este objetivo, foram observados apenas aumento de força, mas não do hormônio.

Caso o seu objetivo seja aumentar a produção endócrina de GH e desta forma garantir melhora nos parâmetros de massa muscular, força ou ainda emagrecimento, procure um bom nutricionista para que possam ser pensadas alternativas dietéticas viáveis.

Este texto foi escrito por Rafael Teixeira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

 

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *