SNC

Qual sua dose de fitoquímicos hoje?

Qual sua dose de fitoquímicos hoje?

Ultimamente muito tem se falado sobre os fitoquímicos, mas você sabe o que são esses componentes e consegue acrescentá-los diariamente em suas refeições? Então vamos lá! Os fitoquímicos são compostos químicos ou nutrientes bioativos  presentes naturalmente nas plantas e suas partes (sementes, cereais, vegetais, frutos, folhas, raízes, especiarias, ervas) que são necessários para originar cor, sabor, aroma e outras características sensoriais dos alimentos de origem vegetal.

Estudos atuais tentam elucidar os fatores benéficos associados aos fitoquímicos, ou seja, efeitos terapêuticos e protetores para a saúde humana, já que estudiosos identificaram que o consumo desses compostos bioativos esta envolvido na redução da sintomatologia ou do desenvolvimento de diversas doenças crônicas que acometem grande parte da nossa população em diferentes faixas etárias, pois eles podem atuar como antioxidantes, anti-inflamatórios, antitumorais e imunomoduladores, exercendo grande influência na prevenção e/ou tratamento de doenças, além de serem aliados no tratamento de transtornos emocionais e alimentares e retardar os efeitos do envelhecimento.

Existem diversos exemplos de fitoquímicos como curcumina presente no açafrão, antocianina nas uvas, polifenóis especialmente o epigalocatequinagalato no chá verde, licopeno no tomate, flavonoides no chocolate amargo, capsaicina na pimenta entre tantos outros que necessitam de uma forma de uso e dosagem correta para trazerem benefícios adicionais a saúde. A população brasileira tem uma baixa ingestão de fitoquímicos em sua rotina alimentar, sendo assim uma forma viável de fornecer de maneira gradativa esses compostos é através de infusões, mais conhecidas com chás. Ainda assim, essa não é a única fonte, esses compostos bioativos também podem ser facilmente encontrados nas frutas, vegetais, grãos integrais e nas folhas ou raízes das plantas, no entanto é necessário se atentar a qualidade, origem e variedade desses alimentos vegetais, bem como o seu modo de preparo para o consumo já que alguns componentes necessitam passar pelo processo de cocção para se tornarem ativos, já outros nesse mesmo processo perdem sua eficiência bioativa.

Para uma orientação mais individualizada e completa é necessário procurar um acompanhamento nutricional, o Nutricionista é o profissional capacitado para te orientar sobre as doses recomendadas, efeitos, modo de uso, indicações e contraindicações dos fitoterápicos.

Este texto foi escrito por Jannine Dantas, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *