SNC

Descobrindo os benefícios do Goji Berry

Descobrindo os benefícios do Goji Berry

Olá, gente! O Goji Berry (GB), também conhecido como Wolf Berry e boxthorn, entre outras denominações, é uma fruta advinda da planta chamada L. barbarum L. usada na medicina chinesa há muito tempo. Isso porque ela detém consigo diversas características que a tornam destacável para a saúde. Como o seu grande poder antioxidante, que a faz ser conhecida no oriente como ‘’super fruta’’, além de um elevado valor nutricional contando com a presença de 18 aminoácidos, sendo 8 deles essenciais, como o triptofano  e a isoleucina; carotenoides antioxidantes, incluindo β-caroteno, zeaxantina, luteína, licopeno, criptoxantina e xantofilas. A fruta é ainda considerada uma das fontes com maior concentração de vitamina C, contendo 500 vezes mais vitamina C do que a laranja; são ricos em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E; contém fitonutrientes, ácidos graxos essenciais e ainda uma grande quantidade em fibra. Impressionante, né?

Com isso o interesse em bagas de Goji teve um aumento significativo nos últimos anos e está se tornando uma opção para os indivíduos que buscam benefícios a saúde, principalmente os praticantes do estilo de vida saudável. Hoje na literatura, muitas pesquisas buscam evidenciar as benesses de goji para a uma vida salutar, e os resultados são animadores!

De acordo com Osman et al (2012), referido em estudo, a medicina chinesa considera que as benesses da utilização do Goji Berrry vão desde o rejuvenescimento até a restauração de alguns órgãos do corpo humano. Tem sido verificadas ainda, propriedades como proteção solar da pele, anti estresse, combate à celulite contribuindo com a perda de peso quando adicionado adequadamente na dieta do indivíduo somado à prática de exercícios físicos. E outras análises trazem  ainda, diminuição do estresse oxidativo induzido pela atividade física em roedores, proteção da retina, graças aos compostos antioxidantes, efeito hipoglicemiante em ratos diabéticos, pela presença dos polissacarídeos de GB (LPB), considerados como princípios ativos de destaque na composição da fruta; efeito neuroprotetor visto em cultura de células e modelos animais de uma variedade de doenças, ação anticâncer e um interessante aumento da taxa metabólica e redução da circunferência da cintura em dado estudo em humanos.

Informações como essas despertam o nosso interesse nos potenciais dessa fruta e incentivam a busca e realização de novos estudos e ensaios clínicos que tragam maiores esclarecimentos sobre essas possibilidades. Sem contar que os frutos vermelhos de L. barbarum têm sido utilizados como medicina herbal chinesa há milhares de anos, sendo utilizado há mais de 2500 anos como alimento funcional. Isso não deve ser por acaso, né? Os anseios e expectativas em torno de mais fundamentações são grandes mas/e não devemos desconsiderar os informes trazidos nas reportagens presentes na ciência até então. Goji Berry é uma fruta com características muito promissoras para a prevenção de doenças e, o mais importante, propagação da saúde.  Não se esqueça de conversar com seu nutricionista antes de bolar qualquer nova estratégia, ele melhor do que ninguém pode adequar sua alimentação de maneira proveitosa e segura. Saúde!

Este texto foi escrito por Juliana de Andrade, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *