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Creatina para endurance

Creatina para endurance

Você certamente já ouviu falar da creatina, um dos suplementos mais estudados do mundo. Esse composto é produzido pelo organismo em pequenas quantidades e pode ser encontrado na alimentação através de fontes proteicas animais como carne, frango e peixe. Quando suplementada em doses mais elevadas os efeitos em relação ao aumento de força são visíveis em grande parte da população, mas ainda assim, aproximadamente 30% dos indivíduos que utilizam a creatina não tem efeito com a sua suplementação.

A suplementação de creatina pode ser realizada através de 2 protocolos, a saturação (20g/dia durante 7 dias) e a manutenção (5g/dia). Quando suplementada, a creatina promove um efeito positivo em exercícios que utilizam a explosão como principal via energética (via da fosfocreatina), isso porque o mecanismo de ação desse suplemento baseia-se justamente no armazenamento desse composto nas células musculares e formação imediata da ATP (moeda energética) quando necessário. Os potenciais efeitos positivos e segurança da suplementação em esportes desse tipo já estão bem elucidados, mas e quanto ao uso desse suplemento em exercícios de endurance?

Os exercícios de endurance são caracterizados pela longa duração. Logo, a principal via energética utilizada é aeróbica e não necessita da formação de energia imediata promovida pelo estoque de fosfocreatina. Porém, indivíduos que praticam esportes de endurance de forma competitiva, em geral passam por algum momento durante o exercício no qual precisam de uma explosão maior para vencer o seu adversário, como por exemplo, o ”pique” final que um corredor precisa dar quando está ao lado do adversário para cruzar a linha de chegada em uma maratona.

Quando analisamos essa situação, percebemos que a suplementação de creatina pode ser eficaz em fornecer energia de forma imediata através das reservas de fosfocreatina. Esse mecanismo é comprovado em estudos científicos, os quais mostram que mesmo após exercícios de endurance, indivíduos suplementados com creatina são capazes de apresentar um melhor desempenho em exercícios que utilizam a força e explosão como principal via energética de forma subsequente.

Desta forma, pode-se notar que a suplementação de creatina também pode ser um estratégia válida para exercícios de endurance, uma vez que os esportes raramente utilizam exclusivamente apenas uma via energética durante toda a atividade. Para melhor adequar o uso desse suplemento alimentar em sua rotina, consulte o seu nutricionista.

Este texto foi escrito por Rafael Teixeira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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