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Como está seu sono?

Como está seu sono?

O sono diário adequado é uma parte importante de um estilo de vida saudável e produtivo, visto que é uma condição fisiológica que promove estado de conservação de energia, melhora o aprendizado e memória, além de ser essencial para manutenção de inúmeras funções no nosso organismo.

A privação do sono impacta diretamente na composição corporal, devido a diminuição do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1) e de hormônios anabólicos como a testosterona e o Hormônio do crescimento (GH), além do aumento do cortisol; estas alterações culminam em catabolismo muscular.

O trabalho no período noturno, por exemplo, traz consigo inúmeras alterações metabólicas nos trabalhadores, tais como resistência à insulina, aumento do peso corporal e aumento do risco de doenças cardiovasculares e Diabetes Mellitus tipo 2. Como resultado das alterações hormonais supracitadas e do aumento do apetite no período noturno, especialmente direcionado a alimentos mais palatáveis, comumente alimentos ultraprocessados.

Inúmeras estratégias nutricionais podem modular a qualidade do sono, dentre elas a suplementação de triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio que regula o sono, além de possuir ação antioxidante, imunomoduladora e anti-inflamatória. O triptofano pode ser encontrado em alimentos integrais, leite e derivados e oleaginosas ou ainda em suplementos alimentares. Para otimizar ainda mais a síntese de melatonina, o consumo adequado de micronutrientes como zinco, magnésio e vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B6, é crucial, pois são cofatores de enzimas envolvidas na conversão de triptofano a melatonina.

Desta forma, uma alimentação colorida, variada e rica em alimentos integrais favorece um sono de melhor qualidade, contudo, em situação de distúrbios do sono que acometem trabalhadores noturnos, idosos ou estudantes a suplementação de triptofano, vitaminas e mineras traz resultados adicionais e melhoram disposição, humor, qualidade de vida e mitigam as alterações da privação do sono.

“Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

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