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Benefícios das Proteínas Vegetais

Benefícios das Proteínas Vegetais

    Vocês já ouviram falar que os vegetais também são fontes de proteínas? As proteínas podem ser encontradas em fontes animais ou vegetais, apesar de existirem algumas diferenças entre essas fontes, ambas trazem benefícios para a saúde.

    As proteínas de modo geral, são extremamente importantes para o funcionamento do organismo, exercem funções como: ação enzimática, imunológica,  transporte substâncias, constituição de tecidos estriuturais e impulsos nervosos. Assim, as proteínas vegetais também são utilizadas para essas finalidades, entretanto, destacam-se em outras aplicações.

    A proteína do arroz tem uma boa qualidade, digestibilidade, perfil de aminoácidos interessantes para crianças, é considerada hipoalergênica e não apresenta sabor desagradável.  Já a proteína da ervilha isolada não é uma boa fonte de aminoácidos essenciais, contudo, quando há uma associação de mais de uma fonte proteica vegetal, elas passam a ter um valor biológico mais interessante e satisfatório. Apesar disso,  essa proteína induz as respostas dos hormônios anorexígenos, ou seja, é eficiente em estimular os sinais de saciedade gastrointestinal.

    Outro tipo de proteína muito comum e utilizada é a extraída da soja. Existem muitos benefícios relacionados a ela, como: redução do perfil lipídico plasmático, aumento da oxidação do colesterol LDL e redução da pressão arterial. Dessa forma, é interessante para a saúde cardiovascular, melhora a elasticidade do vaso sanguíneo, contribui para um menor acúmulo de gordura corporal e melhora o nível de glicose plasmática.

    Vale ainda destacar outra vantagem da proteína vegetal relacionada com a cicatrização. Todas as proteínas atuam nesse momento de cicatrização, no entanto, as de origem vegetal são destaques por serem ricas em arginina. Esse aminoácido em condições de estresse, torna-se condicionalmente essencial, por ser precursor da prolina, importante  na síntese de colágeno. Além disso, induz a produção de hormônio do crescimento, que medeiam os processos de cicatrização e também estimulam a resposta imunológica.

    Para poder utilizar todos os benefícios das proteínas vegetais é interessante procurar um Nutricionista, ele irá adequar às necessidades de forma individual e segura para a saúde.

    Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.

    Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mailnutricao@sncsalvador.com.br.

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