SNC

ASTAXANTINA: VOCÊ IRÁ SE SURPREENDER!

ASTAXANTINA: VOCÊ IRÁ SE SURPREENDER!

A astaxantina é uma das substâncias antiinflamatórias mais potentes que existe. Pertencente ao grupo de carotenóides xantófilos (uma subdivisão dos caratenóides) essa substância está entre os principais pigmentos encontrados em peixes, como salmão e truta, e na maioria dos crustáceos. No ambiente aquático ela é sintetizada por microalgas que posteriormente são ingeridas por plânctons, insetos ou crustáceos até chegar aos peixes.

Nas últimas décadas, os carotenóides presentes nos alimentos têm sido associados a processos biológicos que podem ter relevância fisiológica para a saúde e doenças crônico-degenerativas. A astaxantina em específico, além da sua alta capacidade de capturar radicais livres e prevenir a peroxidação lipídica, consegue ativar um importante sistema antioxidante através da produção do fator de transcrição Nrf2, essencial na transativação de genes que contém elementos de resposta antioxidante. Por conta dessa característica sua atividade antioxidante é mencionada por alguns autores como sendo de 10 a 1000 vezes mais potente do que a vitamina E, vitamina C e outros carotenóides tais como licopeno, α-caroteno, β-caroteno e a zeaxantina. Estudos em humanos confirmaram o papel da astaxantina na redução do estresse oxidativo, com redução de marcadores importantes como 8-OHdG (8 hidroxi-2′-desoxiguanosina), um biomarcador de danos oxidativos no DNA, estes efeitos já são observados em doses de 2 mg por dia.

Algumas aplicabilidades importantes são mencionadas na literatura como o efeito protetor do sistema cardiovascular, atenuador do risco de câncer, prevenção da degeneração macular relacionada à idade, papel auxiliador do processo de detoxificação, otimizador do processo de emagrecimento e função redutora da atividade de enzimas envolvidas no eixo hormonal como a 5-alfa-redutase e aromatase resultando em um risco reduzido de hipertrofia da próstata, ginecomastia e disfunção sexual.

Como mencionado a astaxantina é uma importante substância cujo a ingestão seja por alimentos ou através da suplementação, como uso do óleo de krill, por exemplo, pode resultar em inúmeros benefícios a saúde. Entretanto é de extrema importância o acompanhamento de um nutricionista para a inclusão adequada dessa e de qualquer outra estratégia nutricional.

Este texto foi escrito por Glauber Henriques, baseado em artigos científicos. Todo o material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *