SNC

Álcool x Resultados

Álcool x Resultados

O etanol é conhecido como uma das drogas mais antigas consumidas pelo homem, seu uso abusivo tem sido descrito desde a Antiguidade. É comumente utilizado como um medicamento para aliviar o estresse e ajudar a combater a depressão e angústia do dia-a-dia. Sua absorção em jejum é realizada em 15-20 minutos, dependendo da concentração etílica, se está quente ou gaseificada, facilitando a dilatação dos capilares gástricos e colaborando para absorção. Quando há a presença de alimentos, a sua velocidade de absorção é reduzida, pois a absorção do mesmo é feita no estômago e no duodeno, dependendo do esvaziamento gástrico para determinar essa rapidez absortiva.

O fígado é o principal responsável pela desintoxicação e eliminação do álcool consumido. Seu metabolismo é caracterizado por diversas reações oxidativas, em que a Álcool desidrogenase (ADH) é a primeira enzima catalisadora dessa cascata de reações. Normalmente a atividade da ADH é bloqueada em paciente que fazem uso crônico e abusivo de álcool.

Independente da via, o metabolismo irá produzir metabólitos específicos que vão produzir acetaldeído, um produto tóxico, que pode levar a peroxidação lipídica, a desnaturação de proteínas, pode diminuir o nível de glutationa e aumentar a toxicidade dos radicais livres.

A utilização do álcool prejudica a ressíntese de glicogênio, assim como interfere na síntese proteica, por meio da inibição da via mTOR que possui papel indispensável na recuperação e hipertrofia muscular. Por isso, da próxima vez que for consumir bebida alcoólica, pense em quais resultados você está almejando!!

O uso de antioxidantes como ômega 3, coenzima Q10, multivitamínicos, contribuem para diminuição do estresse gerado, principalmente quando há uso abusivo.

Para uma orientação e um plano alimentar com foco em seus objetivos, procure um nutricionista!

Este texto foi escrito por Caroline Lima, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *